© 2019 CIA DO SOLO - Todos os direitos reservados

contação

O grupo possui em seu repertório uma seleção com diversas sessões de histórias para crianças e para jovens e adultos que abordam, entre outros: lendas indígenas, fábulas africanas, contos tradicionais brasileiros, contos europeus, contos orientais, além de textos autorais. Para as
narrações os artistas se utilizam de inúmeros recursos como a comicidade, o teatro físico, a música e a manipulação de bonecos e objetos.

para crianças

Contos Tradicionais Brasileiros

Dois contos populares do Brasil resgatados pelos pesquisadores Luís da Câmara Cascudo e Monteiro Lobato. Em “A mãe de São Pedro” uma velhinha ranzinza parte dessa pra melhor e faz de tudo pra entrar no céu. Em “A raposa e o homem” uma raposa teimosa que decide testar a bondade dos homens.

Causos do Nosso Senhor

Quando Nosso Senhor vem andar pelo mundo, vixe Maria! Chove é causo! Como o do casal de velhos muito pobres que após ajudarem o Nosso Senhor são agraciados com três pedidos, mas se atrapalham com seus precipitados desejos, ou o do apóstolo mentiroso descoberto pelo Mestre através de um sábio teste. Dois contos tradicionais retirados do livro Contos Tradicionais do Brasil de Luís da Câmara Cascudo.

João Bobo

Alguns heróis são valentes, invencíveis e possuem forças mágicas, por isso são chamados de super-heróis. Porém, existem aqueles que são distraídos, tolos e ingênuos, são os anti-heróis que ao revelarem suas fragilidades são mais parecidos com todos nós. "João Bobo" é um desses. Com sua boa vontade e seu jeito atrapalhado não consegue fazer nada que sua mãe manda, mas conseguirá salvar uma princesa deprimida.

Malasartes & Malandragens

Pedro Malasartes é o maior anti-herói nacional. Diante da crueldade e indiferença de um mundo que só favorece a quem tem dinheiro e poder ele usa de sua astúcia e esperteza para poder sobreviver. São muitas as peripécias vividas por este malandro em divertidas histórias como "A Sopa de pedra", “História de passarinho" e “A biblioteca de Masartes” que serãoapresentados nesta sessão.

Lendas Indígenas

Esta sessão conta com três histórias indígenas. Na primeira é contado a tradição do Moitará. Irerê e Iara são dois curumins que passam à noite em claro só pensando em todas as coisas que poderão trocar na grande festa que acontecerá no dia seguinte. Na segunda história (A
lenda do Uirapuru) Maíra é uma indiazinha corajosa que é transformada em pedra por uma feiticeira após salvar uma capivara deixando toda a floresta triste. Na terceira história (A lenda do João de Barro) narra-se a história de amor e bravura entre o índio Tajura e a índia Potira.

Zé Macaco

Zé Macaco é uma série de contos populares que mostram a eterna desavença entre a onça e o macaco que sempre vence a feroz oponente através de sua esperteza. Numa metáfora do homem brasileiro que precisa sempre dar um “jeitinho” para poder sobreviver “Zé Macaco” mostra como é possível vencer sem utilizar a força. Histórias retiradas do livro “Contos de Bichos do Mato” de Ricardo Azevedo.

Contos Europeus

A primeira história (o velho e seu neto) foi escrita pelos Irmãos Grimm e é sobre um velhinho que sofre com os maus tratos da nora e com a omissão do filho até ser salvo pela ingenuidade e sensibilidade do neto. Já a segunda é uma antiga lenda francesa intitulada “A linha mágica”, sobre um menino que ganha uma bola mágica de onde sai uma fina linha dourada que a medida que é puxada faz com que o tempo acelere inexplicavelmente.

Fábulas do outro lado do mundo

Na terra do império do sol encontramos diversas histórias que perpetuam a tradicional cultura chinesa. Com seus dragões encantados, fogos de artifício, artes marciais, ensinamentos de paz e sabedoria e borboletas que se transformam em pessoas, compõem-se o universo enigmático dos mestres e fábulas do outro lado do mundo.

Contos Orientais

Um quebrador de pedras anseia ser mais do que ele é e tornar-se o ser mais poderoso do mundo. Um jovem salva uma tartaruga e visita seu reino no fundo do mar e fica lá mais tempo do que imagina. Um monge peregrina com seus discípulos e dá uma lição de compaixão a partir do encontro com um escorpião. Um velho imperador sem herdeiros decide fazer um teste para escolher o seu sucessor entregando uma semente para cada menino cultiva-la. Quatro contos orientais estão presentes neste roteiro: “O quebrador de pedras”, “Hurashima e a tartaruga”, “O monge e o escorpião” e “A semente da verdade”.

Iberu – fábulas sobre o medo

Iberu é uma palavra em ioruba que significa “medo”. Nesta sessão três fábulas que abordam diversas facetas desse estado emocional tão necessário à sobrevivência quanto devastador.


Fábulas: O macaco e o coelho, O sapo e a cobra, O rato e a cobra.

Histórias de bicho

Três histórias que abordam a natureza humana em que os animais são os grandes protagonistas. Na história “O Macaquinho” de Ronaldo Simões Coelho, um macaquinho faz de tudo pra chamar a atenção do seu pai quando ele chega em casa. Na fábula “A Formiguinha e a neve” uma formiga se vê em apuros ao atolar o pé na neve procurando ajuda ao seu redor. Já no conto chinês “Ploft” um coelho foge desesperado após ouvir um som terrível e assustador.

O Homem de Açúcar

Uma antiga e divertida lenda chinesa sobre dois irmãos muito diferentes. Lao Er era pobre, trabalhador e honesto e Lao Da rico, orgulhoso e ganancioso. Lao Er por uma distração durante o trabalho acaba lambuzado de melado da cabeça aos pés e é preso por um duende que o considera um homem de açúcar. Lao Er consegue fugir levando com ele um tambor mágico do duende. O invejoso Lao Da vai atrás do duende para também roubar um tambor mágico, mas é enfeitiçado por ele dependendo da ajuda do irmão para ser salvo.

Áfricas

Esta sessão inclui contos etiológicos africanos que abordam as origens e o comportamento de determinados animais nas histórias “Por que a girafa não tem voz?” e “Por que o morcego só voa de noite?”. Além destas, a história "A princesa que não falava", sobre a bela princesa Aditi Bolá do reino iorubá.

Fábulas

Três fábulas estão presentes neste roteiro que tratam da natureza humana: suas vaidades, suas ambições, suas falsidades, suas incertezas. Neste roteiro são narradas as fábulas “o sapo e o boi”, “a galinha que criava um ratinho” e “O que roubamos dos animais”.

Pastoril Brincante

A história do nascimento do menino Jesus é contada e cantada pela Cia do Solo inspirada no Pastoril, folguedo popular de origem portuguesa e bastante difundido no nordeste brasileiro.
Utilizando instrumentos musicais como violão, cavaquinho, acordeon e percussões os dois contadores dividem a narrativa que surge através da palavra, do canto e imagens em nanquim da ilustradora Fran Junqueira que compõem também o livro “A festa do menino” que lançou
em 2018 em parceria com Gabriel Sant´Anna.

A menina da caixa de fósforos

Conto de Hans Christian Andersen sobre uma menina que tenta vender fósforos na noite de Natal, mas só recebe desprezo e indiferença dos transeuntes até que decide usar o calor da imaginação para conseguir tudo aquilo que deseja.

Idas e Voltas

Três histórias sobre espaços: físicos, emocionais e imaginários. Na primeira história "Ida e Volta" de Juarez Machado um sujeito caminha para a cidade e para casa novamente passando por uma série de acontecimentos. Na segunda história "João por um fio" de Roger Mello, João deita em sua cama e entre sonhos, medos e desejos passeia por mundos imaginários. Na terceira história "Mamãe é grande como uma torre" de Brigitte Schar e Jacki Gleick, um menino sofre com a exclusão na escola por ser considerado mentiroso.

Lolo e Brisa

Lolo Barnabé era bastante criativo e inteligente, assim como sua esposa Brisa. Juntos eles encontravam soluções para os problemas do dia a dia inventando sempre alguma coisa diferente. Primeiro foi a casa, depois as roupas, em seguida os móveis e em pouco tempo eles estavam cercados de eletrodomésticos, objetos eletrônicos e outras tantas quinquilharias, até que um dia não havia mais o que inventar. Foi então que descobriram o valor das coisas mais simples que possuíam.

para jovens e adultos

Quantas ignorâncias cabem num homem?

Uma seleção de 8 histórias do livro "30 fábulas contemporâneas para crianças" de Sérgio Caparelli. São histórias que discutem a natureza humana e desconstroem a moral tradicional dos contos, apresentando novos ângulos possíveis em finais muitas vezes inesperados.

Femina – Histórias de Mulher

Indivíduos distintos são as mulheres dessas histórias. Inteligentes, corajosas, estúpidas, cruéis, boas, sinistras, tragicamente infelizes, belas. Através de histórias da diversidade e do primitivo feminino, os contos “As duas mulheres que conquistaram a liberdade”, “Barba Azul” e “O povo com focinho de cachorro”, revelam a continua construção da nossa sociedade através do olhar da mulher selvagem.

O homem da cabeça de papelão

Releitura do conto de João do Rio que narra à história de Antenor, um jovem que é mal visto pela sociedade por ser correto e só dizer a verdade. Um dia decide colocar a cabeça no conserto e coloca uma de papelão no lugar sendo imediatamente lisonjeado e admirado por todos. Em tom crítico a contação discute as incoerências do homem e da sociedade contemporânea.

A cidade melão e outros contos sufis

Total de sete histórias que refletem diversos aspectos da natureza humana, suas virtudes e defeitos, suas potencialidades e ignorâncias. Nesta releitura dois atores narradores viajam de um canto a outro abrindo o seu baú de histórias, divertindo e convocando o público a refletir e tirar suas próprias conclusões.

Apresentações
 2018
  • Sesc São José dos Campos | SP

  • Eu Riso – Encontro Internacional de palhaços em Fernandópolis | SP

  • CEU’s – Centro Educacional Unificado.  Proart | SP (2018/2019)

  • Livraria Argumento (2008 a 2012 e 2016-18)

  • Rede SESC – RJ 010 A 2018

  • Clubinho da Ilha - Shopping Ilha Plaza | RJ

  • Livraria Cultura – Cine Vitória e Fashion Mall | RJ

  • Livraria da Travessa | RJ

  • Mostra Carioca de Contação de Histórias – Teatro Serrador | RJ

  • Museu do Amanhã | RJ

  • Praças públicas de Niterói e Rio de Janeiro – RJ/ 2015 a 2017

2017
2016
  • Paixão de Ler | Prefeitura Municipal do Estado do RJ | 2007 a 2011 e 2016

  • Livraria Saraiva | RJ/ 2013 a 2016

  • Fundação Eva Klabin | RJ

2015
  • Biblioteca pública do Município de Fafe | Portugal

  • Cidade das Artes | RJ

  • Biblioteca pública de Niterói | RJ

  • 1º. 2º. 4º. e 5º Festival Carioca de Contação de Histórias | RJ/2015,2016

2014
  • Instituto Moreira Salles | RJ/ 2012 a 2015

  • Semana Literária Sesc Rondonópolis | MT

  • Semana de Leitura e Literatura SESC Arsenal | MT

2014
2013
  • Festival de Contadores de Histórias do Centro Cultural Banco do Brasil CCBB | RJ e SP/ 2012, 2013

  • 15ª Mostra SESC Cariri de Culturas | CE

2012
  • Fundação Dorina Nowill | Contação de histórias e oficinas para capacitação de uso de livros infantis acessíveis | Natal (RN), Belém (PA), Recife (PE), Fortaleza (CE), Macapá (AP)

  • Ciranda de Histórias SMC | RJ/2009 a 2012

teasers contação